Regulamento
- Os Campeonatos Distritais de Rápidas (Individual e Equipas) do Distrito de Faro, referentes à época 2010/2011, são organizados pela AXAL – Academia de Xadrez do Algarve por delegação da Associação de Xadrez do Distrito de Faro, com os apoios da Câmara Municipal de Faro, Fagar-Faro EM, Loja AKI (Faro), Alô Pizza, e com a colaboração de todos os Clubes filiados do Algarve.
A competição será disputada no dia 17 de Julho de 2011, no Jardim da Alameda João de Deus, Rua da PSP, em Faro.
- Podem participar nestas competições todos os xadrezistas e Clubes devidamente filiados na Federação Portuguesa de Xadrez, no âmbito da Associação de Xadrez do Distrito de Faro, para a época 2010/2011. A taxa de inscrição é gratuita. A inscrição na competição terá de ser enviada pelos respectivos Clubes por correio electrónico, até às 20h00, do dia 16 de Julho de 2011 (sábado), para o e-mail: acxalg@gmail.com.
Solicita-se aos Clubes a disponibilização de 1 relógio em boas condições de funcionamento por cada 2 jogadores inscritos.
Os Clubes podem inscrever mais do que 1 equipa na Competição por Equipas (mínimo 4 jogadores) identificadas como A, B, C… Alertamos que na constituição das equipas deve-se atender ao definido no Regulamento de Competições da FPX: os jogadores, dentro da equipa, devem ser ordenados por ordem decrescente de ELO(sr) por forma a que os jogadores (teoricamente) mais fortes joguem nos tabuleiros mais altos (1º…4º).
- À Equipa vencedora será atribuído o título oficial de Equipa Campeã Distrital de Rápidas do Distrito de Faro da época 2010/2011.
Ao xadrezista vencedor será atribuído o título oficial de Campeão Distrital de Rápidas do Distrito de Faro da época 2010/2011.
- Serão atribuídos troféus às 3 equipas melhor classificadas e aos 3 melhores classificados na prova individual. Só serão entregues os troféus aos xadrezistas se estiverem presentes na Cerimónia de Encerramento a realizar logo após a conclusão da última sessão e do apuramento de resultados de cada Competição.
- As provas serão jogadas no sistema de:
Equipas – Todos contra todos a 1 ou 2 voltas consoante o nº de equipas inscritas (máximo 9 sessões);
Individual – Até 5 jogadores, todos contra todos a 2 voltas; de 6 a 10 jogadores, todos contra todos a 1 volta; mais de 11 jogadores, suíço (máximo 9 sessões).
Se as competições forem disputadas no sistema de todos contra todos (match ou poule), a ordem das equipas (manhã) e dos jogadores individuais (tarde) será sorteada no dia 17 de Julho de 2011, até 15 minutos antes do início da 1ª sessão.
Será utilizado o programa de emparceiramento Swiss Manager que determinará automaticamente a classificação final pela soma dos pontos obtidos e em caso de empate pela aplicação sucessiva dos seguintes critérios de desempate (definidos pelo programa de emparceiramento Swiss Manager):
Equipas | Individual |
1º Resultado entre as equipas empatadas 2º Soma de pontos em todos os tabuleiros dos jogos 3º Critério BSV (1º 100, 2º 94, 3º 90, 4º 88) 4º Menor elo médio dos 4 melhores 5º Sorteio (se necessário a efetuar pela organização) | 1º Sistema Sonneborn-Berger 2º Sistema Koya 3º Resultado entre os jogadores empatados 4º Maior número de vitórias 5º Sorteio (se necessário a efetuar pela organização) |
Se a competição for disputada no sistema suíço será utilizado o programa de emparceiramento Swiss Manager que determinará automaticamente a classificação final pela soma dos pontos obtidos e em caso de empate pela aplicação sucessiva dos seguintes critérios de desempate (definidos pelo programa de emparceiramento Swiss Manager):
Equipas | Individual |
1º Resultado entre as equipas empatadas 2º Maior número de vitórias nos tabuleiros dos jogos entre as equipas empatadas 3º Maior número de vitórias nos tabuleiros em todos os jogos 4º Sistema Buchholz 5º Sorteio (se necessário a efetuar pela organização) | 1º Sistema Buchholz [0,0,N,Y,Y,N](37] 2º Soma dos Buchholz [todos os resultados] 3º Maior número de vitórias 4º Resultado entre os jogadores empatados 5º Sorteio (se necessário a efetuar pela organização) |
- Ritmo de jogo: cada xadrezista disporá de 5 minutos para concluir cada partida.
Se o jogador/equipa não estiver presente à hora de início da sessão, ser-lhe-á imediatamente averbada derrota. Se a organização não for avisada, o jogador/equipa será excluído da prova após a 1ª falta de comparência.
- Os horários das provas são os seguintes:
17 de Julho de 2011 (Domingo),
Local de jogo: Alameda João de Deus, Rua da PSP, Faro
Equipas
Início – 10h30
(intervalo para almoço)
Individual
Início – 15h30
(encerramento e entrega de prémios
- UDepois de concluírem a partida, os xadrezistas deverão:
a) o jogador/capitão da equipa, informar o resultado à Equipa de Arbitragem ou à Direcção de Prova
b) consultar o árbitro sobre a sua apresentação ao eventual controlo antidopagem
c) abandonar o espaço de jogo e permanecer em silêncio
- Todos os participantes nesta competição que, no final dos seus jogos e antes de abandonarem o espaço de jogo, não consultarem o árbitro sobre a sua apresentação ao Ucontrolo antidopagem, incorrem nas seguintes UsançõesU:
1) Suspensão imediata da prova e instauração de um processo disciplinar;
2) Pagamento de uma multa de € 100 (cem euros) à AXD Faro, independentemente de outras coimas regulamentares.
- Relembram-se os participantes de Ualgumas das regras que terão de cumprir no decorrer das partidasU:
a) não podem beber ou comer enquanto estiverem a jogar
b) não podem falar com outras pessoas, quer sejam participantes ou exteriores ao campeonato
c) não podem sair do espaço de jogo, sem a autorização do Árbitro ou da Direcção de Prova
d) não podem trazer telemóveis ou quaisquer equipamentos eletrónicos em funcionamento para o espaço de jogo, sob pena de perderem a partida.
e) Os jogadores, uma vez terminada a partida, passam a funcionar como público, estando sujeitos às
respectivas regras.
f) Qualquer reclamação terá de ser entregue ao árbitro por escrito até uma hora após o fim do jogo.
- Director de Prova: Hernâni Patrocínio
Árbitro Principal: Paulo Xavier
12. Serão seguidas as Regras do Jogo de Xadrez da FIDE, o Regulamento de Competições da FPX e o presente regulamento. A inscrição na Prova implica a aceitação do presente Regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Direcção de Prova e pela Equipa de Arbitragem não havendo recurso das suas decisões.
Em 13 de Julho de 2011
Hernâni Patrocínio Paulo Xavier | Nuno Guerreiro Ramiro Lopes |
AXAL-Academia de Xadrez do Algarve | Associação de Xadrez do Distrito de Faro |
Sem comentários:
Enviar um comentário